Cuidar da visão dos mais pequenos é uma tarefa mais complexa do que possa parecer à primeira vista. Sabia que a nossa visão, e a saúde ocular, é diretamente afetada pelos hábitos mais ou menos saudáveis que temos com o nosso corpo?
Hoje deixamos-lhe algumas dicas para que a visão dos seus filhos tenha o papel principal que merece!
- O que comemos e o que bebemos!
Já sabemos que corpo são corresponde a mente sã. O que às vezes nos esquecemos, é que corresponde também a uma saúde ocular de ferro!
A vitamina A, que encontra nos vegetais de tom amarelo e nos de folha verde escura, tem uma importância fundamental para uma boa saúde ocular nos mais pequenos, assim como a luteína, zeaxantina e zinco que estão presentes nos ovos, por exemplo.
Hidratar, hidratar e hidratar. A água é o maior segredo da humanidade. Ofereça água regularmente aos seus filhos, e adeque o seu maior consumo a dias com mais calor ou em atividades físicas que exijam maior esforço.
- Habitue-os a utilizar proteção ocular
Para além de promover a utilização de uns bons óculos de sol, que bloqueiem os raios UV, habitue as crianças a utilizar proteção ocular adicional quando as atividades que realizam assim o exigem: óculos de natação para piscinas, googles de proteção na neve, e mesmo a utilização capacetes para desportos como bicicleta ou hóquei para evitar lesões que possam resultar em problemas de visão.
- “Obrigue-os” a dar descansa à vista
O dia-a-dia das crianças oscila entre os livros escolares de exercício, o foco constante em quadros de sala de aula e/ou a escrever e, obviamente a utilização de computadores/tablets/telemóveis.
Estimular o descanso da visão, com atividades como brincar ao ar livre, ouvir música, dançar, ou simplesmente sentar-se a conversar com os amigos, oferece à visão momentos de pausa de valor incalculável.
Garanta também que as horas de sono são as adequadas à idade (média de 9 a 11 horas de sono para idades escolares) e que são religiosamente cumpridas.
- Reduza o tempo entre ecrãs
Sim, vamos dedicar todo um tópico a este tema.
Especialistas têm vindo a provar que o número de horas passadas no ecrãs está diretamente ligado a um crescente aumento de miopia entre as crianças e adolescentes.
Para além deste aumento exponencial verificado em muitos países, está também comprovado que passar os dias a oscilar entre jogar videojogos, ver televisão, passar horas com os olhos postos em smartphones, exigem que a visão seja forçada durante longos períodos, provocando tensão ocular, dor de cabeça e secura ocular.
Faça pausas regulares e intercale as “atividades digitais” com momentos que não exijam esse esforço da visão, como cozinhar, brincar com legos ou bonecos ou plasticina, correr no parque. Não é só a visão deles que irá proteger 😉
- Faça “check-ups” regulares
O início do ano letivo é uma ótima altura para verificar se o seu filho está a ver bem.
Mesmo que não existam “queixas”, é importante confirmar com um especialista se a visão do seu filho não teve nenhuma mudança significativa, que possa comprometer a aprendizagem.
Poderá marcar connosco o exame ocular e certificar-se do estado de saúde ocular do seu filho, e aconselhar-se sobre qualquer dúvida que possa ter. Estamos à vossa disposição!