As lentes de contacto são um hábito diário de milhares de portugueses. A facilidade de utilização, e a sensação de liberdade que trouxeram a quem tem falta de visão, não têm preço.
Mas, como qualquer utilização diária, o manuseamento, colocação e o retirar de lentes de contacto devem cumprir algumas regras básicas, porque as lentes podem ser trocadas, mas os seus olhos não!
Veja as nossas dicas, e se ainda não aderiu a esta revolução, passe na nossa Óptica Kapa Rica e faça os testes de ensaio connosco, com a nossa marca exclusiva de lentes de contacto Options. Iremos ajudá-lo passo a passo.
Lavar e secar bem as mãos
Esta é a dica que serve para sempre que for colocar alguma coisa nos seus olhos: sejam lentes, gotas ou colírios. Lavar e secar sempre as mãos, antes de manusear as lentes de contacto. É a regra de ouro, que não nos cansamos de repetir.
Utilize produtos adequados
A utilização de lentes de contacto mensais ou rígidas, exige que as deixe a lubrificar enquanto não as estiver a utilizar.
Tenha atenção ao tipo de produto que utiliza, certifique-se de que é adequado para o seu tipo de lentes, e de que cumpre todas as normas europeias em vigor. Na nossa óptica utilizamos, e recomendamos, os líquidos de limpeza de lentes de contacto Opticare.
Nunca armazene as suas lentes de contacto em água.
Substitua a caixa de armazenamento
Por muito cuidado que exista, as bactérias encontram sempre uma maneira de chegar a todo o lado.
Por isso, e para evitar irritações oculares, aconselhamos que troque a sua caixa de armazenamento de lentes de contacto a cada 3 meses.
Habitualmente, os líquidos de limpeza oferecem uma caixa na compra do produto. Portanto, já sabe: recicle a antiga (são de plástico, contentor amarelo) e utilize a nova, pelo menos de 3 em 3 meses.
Dê descanso à vista
A utilização de lentes de contacto deve ser intercalada com os seus óculos, idealmente não excedendo as 9 horas de utilização seguidas.
Descanse a sua visão sempre que possível, criando por exemplo o hábito de retirar as lentes assim que chega a casa do trabalho, deixando o esforço do foco noturno para os seus óculos.
Troque de lentes de contacto
As lentes de contacto descartáveis têm um período de utilização.
As diárias devem ser trocadas todos os dias, e as mensais todos os meses. Não prolongue a sua utilização para além do recomendado, pois o risco de causar irritação, de não lubrificar a vista adequadamente e de provocar infeções oculares, aumenta substancialmente se as lentes já não estiverem em condições.
Se tiver dúvidas, mais vale trocar mais cedo do que mais tarde. Os seus olhos agradecem.
Não durma com as lentes colocadas
Esta dica parece óbvia, mas nunca é de mais recordar que não deve dormir com as lentes colocadas.
Existe o risco de a lente se deslocar e danificar a retina.
Para o que der e vier!
Para qualquer eventualidade, tenha sempre consigo os seus óculos pois pode ser necessário retirar as lentes de contacto a qualquer momento.
Não se esqueça…
Faça check-ups regulares, na sua óptica de confiança ou no oftalmologista, não só para verificar a graduação, mas também para confirmar a boa adaptabilidade às lentes de contacto.
Faça todas as perguntas, e já sabe: sempre que sentir desconforto, dor, se tiver os olhos vermelhos e/ou visão turva consulte o seu médico de imediato.