Férias na Neve: proteja os seus olhos.
Se numas férias de praia temos de ter cuidados com os potenciais danos que os raios UV podem provocar na visão, nos destinos de neve esses cuidados devem ser ainda maiores. Sabia que a neve pode refletir até 80% da radiação sobre os olhos?
A palavra de ordem é então proteger. Nós indicamos como.
Invista nuns óculos de sol apropriados para a neve.
Não, os seus óculos de sol habituais não vão funcionar.
Os óculos de sol para utilizar na neve tem algumas características inegociáveis, que os óculos comuns não asseguram: fator de proteção contra raios UVA e UVB de 98% no mínimo, os modelos devem cobrir as laterais do rosto bloqueando a entrada de luz, prefira lentes polarizadas que garantem uma visão nítida e evitam o ofuscamento.
Use-os sempre, mesmo em dias nublados, e sim, também deve usá-los se utilizar lentes de contacto.
Solução para quem já utiliza óculos graduados: é possível revestir as suas lentes com proteção ultravioleta ou pode optar por comprar uma viseira de ski, suficientemente larga para utilizar com os seus óculos colocados.
Utilize colírios regularmente.
Manter os seus olhos hidratados é essencial para a saúde ocular. Essa preocupação deve ser maior em ambientes secos e frios, como as montanhas de neve.
Se não tiver ainda nenhum colírio aconselhado por um especialista, venha à nossa óptica e consulte o nosso optometrista. Nunca coloque nenhum produto nos olhos que não tenham sido especificamente aconselhado para si.
Fique atento.
Se, algumas horas após uma exposição prolongada aos raios UV, tiver os seguintes sintomas: olhos lacrimejantes, dores de cabeça, dor nos olhos, inchaço ocular, contração involuntária das pálpebras, sensação de areia nos olhos, vermelhidão no globo ocular, fotossensibilidade, perceção de contornos brilhantes em objetos (halos), ou mesmo perda de visão momentânea, poderá ter desenvolvido fotoceratite, também conhecida como “cegueira da neve”.
Nesses casos, deverá consultar o médico mais perto de si, e começar de imediato os seguintes cuidados (que deverá manter até que os sintomas desapareçam completamente, ou até indicação médica):
- Retire de imediato as lentes de contacto e não as volte a utilizar durante o tratamento de fotoceratite.
- Procura ambientes com sombra ou com pouca iluminação, evitando assim maiores danos oculares.
- Faça compressas geladas, para reduzir a dor, a pressão ocular e o inchaço.
- Utilize colírios para hidratar e proteger a superfície dos olhos.
- Nas farmácias terá a opção de comprar analgésicos de venda livre, que poderão ajudar a reduzir a dor e o incómodo. Aconselhe-se com o farmacêutico.
Este tipo de danos oculares, similares a queimaduras solares, têm tratamentos simples, e apesar de raramente resultarem em danos permanentes, são dolorosos e impeditivos de realizar as atividades que planeou para as suas férias da neve. Por isso, o melhor é sempre prevenir. Proteja os seus olhos!