A miopia e astigmatismo são provavelmente as condições de saúde visual que mais afetam a população portuguesa, e, no entanto, existem muitas dúvidas sobre em que consistem exatamente, como identificar e quais as consequências para o dia-a-dia.
Vamos desmistificar?
Tanto a miopia como o astigmatismo são erros de refração que afetam a capacidade de focar imagens claramente. No entanto, as causas e a forma como afetam a visão são completamente diferentes.
MIOPIA
A miopia é um erro de refração que ocorre quando o olho é mais longo do que o normal ou quando curvatura da córnea é muito acentuada. Esta característica faz com que a luz fique concentrada na frente da retina, em vez de diretamente sobre ela, resultando numa visão desfocada para objetos distantes.
Os sintomas: dificuldade em focar e identificar objetos distantes, mas com visão nítida para objetos próximos.
Como diagnosticar: a miopia é habitualmente diagnosticada em exames de rotina e/ou nos check-ups anuais
ASTIGMATISMO
O astigmatismo é também um erro de refração, mas que ocorre quando a forma da córnea é irregular, fazendo com que a luz se concentre em vários pontos em vez de um único ponto focal.
Os sintomas: visão desfocada e distorcida em todas as distâncias, dores de cabeça, fadiga ocular e dificuldade em ver objetos a longa e a curta distância.
Como diagnosticar: o astigmatismo também pode ser diagnosticado durante um exame oftalmológico de rotina.
Estes diagnósticos são habitualmente obtidos em idade escolar, altura em que se manifestam os primeiros sintomas, ou em que são motivos de queixa direta. Os exames incluem uma avaliação à saúde geral da sua visão, acuidade visual e testes de refração para determinar a necessidade de correção de visão com óculos ou lentes de contato.
É por isso importante manter uma rotina de check-ups anuais, que pode marcar e realizar na nossa Óptica Kaparica, pois uma deteção precoce destas patologias evita desconforto, problemas de aprendizagem e melhora significativamente o seu dia-a-dia.